Congregação dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion

Paris Vale Bem uma Missa

12 de novembro de 2018

Há uma famosa frase do rei Henrique IV que diz: “Paris vale bem uma missa”. Foi numa tarde de fevereiro, pois, que, guiado por essa frase, entrei pela primeira vez numa Igreja em Paris.

Era um dia gelado, a neve cobria todo o  chão e eu, como bom brasileiro, apenas me perguntava como é que as pessoas conseguiam viver em um lugar assim.

Eu sempre ouvia falar que as igrejas na Europa, de modo especial na França, eram completamente vazias; algumas, nem sendo mais igrejas, haviam-se transformado em todo tipo de coisas profanas. Porém, todos esses preconceitos que foram incutidos em mim desapareceram naquele momento em que, pela primeira vez, entrei em uma igreja em Paris.  

A escolhida foi, por motivos óbvios, a Notre-Dame de Paris. Digo óbvio não apenas por ser a catedral da cidade, mas porque assisti diversas vezes o famoso desenho do Corcunda de Notre-Dame e queria conhecer o lugar onde Quasimodo morava.

Mas, brincadeiras à parte, a Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico, tendo sua construção iniciada em 1163. É dedicada a Maria, Mãe de Jesus, e fica na praça Paris, na pequena Île de la Cité e rodeada pelas águas do Rio Sena.

Uma das coisas que mais me impressionou, e continua sempre a me impressionar, é a arquitetura que, por si, é algo de tirar o fôlego. São tantos detalhes a contemplar que quase perdemos a hora da missa se ficamos olhando muito.

Impossível é não se impressionar, ainda mais quando sabemos que tudo isso fora feito em uma época em que não havia a tecnologia que há hoje. De fato, a arte é capaz de nos transportar para o âmbito divino. Certamente isso era pensando quando cada pedra era esculpida para dar forma à “morada de Deus”.

Se por fora já a beleza é já notável, no interior somos convidados a rezar pela maravilha dos vitrais que ornam as paredes. Uma outra coisa impressionante é silêncio. É Verdade, aqui não há ninguém para fazer aquele famoso “chiiii” antes de começar a missa. Não! As pessoas estão sempre silenciosas no interior da Igreja.

Dez e meia da manhã. De repente, o órgão começa a tocar. Sim! Eu disse o órgão. Não fui a nenhuma igreja em que não houvesse um órgão. Procurei o nosso famoso pandeiro e nada! Pois bem, o órgão começa a tocar e todo o nosso corpo sente as vibrações. Logo em seguida, as vozes entoam aqueles cantos litúrgicos lindíssimos e sincronizados.

Sim! A missa vai começar. Eu não sabia o que eles estavam cantando; mas isso ali, naquele momento, não importava muito. A beleza se sente, se vê, se respira. E para contemplá-la, não é preciso muita coisa.

A missa como de costume ia-se desenrolando: cada vez um novo canto acompanhado do órgão, e o mais incrível é que todos cantam como se toda a assembleia fosse um grande coral.

E sabem aquela roupa de Natal que a gente compra para ficar na sala vendo a missa do galo em casa? Todos estão vestidos com ela. Mas espera aí, é uma missa de domingo?

Sim! É domingo, o dia do Senhor, dia de festa, dia dedicado à oração e à adoração. Aquele foi um domingo em que vi e aprendi que temos de dar o melhor para Deus, mesmo nos pequenos detalhes:  Domingo em que fui à Notre-Dame de Paris e todo o meu ser rezou!

Nayon Niguel Cezar

Irmão de Sion. Vive em Paris.

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter

Congregação dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion
[ contato: sitends@aol.com ]